sábado, 3 de setembro de 2011

ASPAMS E SEUS MOVIMENTOS

A ASPAMS é uma associação de classe que surgiu com o princípio de mobilizar para a valorização profissional da classe do magistério.
A definição para a palavra mobilizar é:

“Mobilizar v.t. (Do fr. Mobilisier): 1. Dar movimento a; movimentar;
2. Apelar para os serviços de alguém”.

Pensando em mobilização social, gostamos do que diz Antonio Lino (diretor da Aracati – Agência de Mobilização Social)

“A Mobilização Social é um processo educativo que promove a participação (empoderamento) de muitas e diferentes pessoas (irradiação) em torno de um propósito comum (convergência).
PROCESSO: A mobilização social não se limita às manifestações públicas, às passeatas, às convocações em praça pública, ainda que eventos deste tipo tenham um papel muito importante.
EDUCATIVO: Ninguém nasce um cidadão atuante ou um ativista. Mas a partir de experiências concretas no seu bairro, na sua comunidade, na sua cidade, as pessoas vão aprendendo e incorporando cada vez mais a prática da participação social às suas vidas. Cristovam Buarque costuma até dizer que "mais difícil do que botar o povo na rua é levá-lo de volta pra casa".
EMPODERAMENTO: Empoderar significa promover a iniciativa das pessoas, acreditando que elas são capazes de resolver os problemas que afetam diretamente suas vidas.
IRRADIAÇÃO: A mobilização gera um movimento que vai envolvendo cada vez mais (quantidade) e diferentes (pluralidade) pessoas, de um jeito cada vez mais organizado.
CONVERGÊNCIA: Mobilizar não é só juntar pessoas para resolver emergências. As mudanças acontecem de fato se a sociedade se articular em torno de um projeto de futuro coletivo. Se o propósito for passageiro, o processo de mobilização vira um evento, uma campanha.”
(leia artigo na integra: http://www.museudapessoa.net/ummilhao/biblioteca/mobilizacaosocial.pdf)

Nesse sentido queremos esclarecer, àqueles que ainda não compreenderam, que a ASPAMS não foi criada com o objetivo de iniciar uma campanha salarial apenas, nosso objetivo é maior, é a “VALORIZAÇÃO”. Por valorização compreendemos: salários dignos, condições de trabalho físicas (local, material, etc) e pedagógicas adequadas, respeito (dos superiores e da sociedade), participação nas decisões que influenciam o nosso trabalho, entre outras tantas coisas.

Visando esse objetivo maior, decidimos (presidente e diretores eleitos, com consulta jurídica de nossos advogados), por um conjunto de ações estratégicas, que variam conforme o momento e o local.

“A existência de um movimento social requer uma organização muito bem desenvolvida, o que demanda a mobilização de recursos e pessoas muito engajadas. Os movimentos sociais não se limitam a manifestações públicas esporádicas, mas trata-se de organizações que sistematicamente atuam para alcançar seus objetivos políticos, o que significa haver uma luta constante e em longo prazo dependendo da natureza da causa. Em outras palavras, os movimentos sociais possuem uma ação organizada de caráter permanente por uma determinada bandeira.”
(http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm)

Em momentos solenes e atos organizados pelo poder público, decidiu-se aos movimentos silenciosos, como o da fita preta, que foi realizado durante o desfile de 15 de agosto e que estamos organizando para o desfile no Éden dia 4 e no centro da cidade dia 7 de setembro, para apenas demonstrar nossa insatisfação. Decidiu-se assim, por acreditarmos que, como uma classe de educadores, devemos dar o exemplo, de ética e respeito, a todos.
Em momentos organizados por nós, decidimos pela manifestação, onde todos os participantes são convocados a usar camisetas, portar faixas, apitos, etc, qualquer coisa que chame a atenção para as reivindicações da causa da “VALORIZAÇÃO”.

“... a manifestação social tem caráter episódico, busca chamar atenção para a reivindicação que entendem ser justa...”
(http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080501004855AAH4M60)

Nos desfiles e atos cívicos estaremos lá como representantes da Associação, portando nossas fitas pretas e a disposição para responder perguntas e esclarecer dúvidas, seja dos associados, seja dos não associados, seja da imprensa ou da administração pública, sempre com ética e respeito e se solicitadas.
No dia 16 de setembro em frente ao paço, estaremos portando faixas, vestindo a camiseta da associação, distribuindo panfletos, com apitos e vuvuzelas ou o que for preciso para chamar a atenção para nossa causa e para nossas reivindicações.
Escrevemos e levaremos nesse dia, inclusive, para disponibilizar a quem interessar, uma carta aberta em resposta as declarações do senhor prefeito por ocasião da entrevista ao Jornal Ipanema, logo após ao desfile de aniversário de Sorocaba.
Portanto queremos deixar claro aos associados e não associados nossas estratégias e pedimos aos associados que ajam de acordo com o decidido pela Associação que o representa e aos não associados que respeitem esta Associação, que tem um plano maior do que muitas vezes possam imaginar.
Reiteramos nossa disposição em esclarecer dúvidas e dar maiores esclarecimentos pelo e-mail: aspams@hotmail.com
Atenciosamente,

Margareth
Diretora Educacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário